quarta-feira, 18 de maio de 2011

René Simões faz nova carta á Nação Tricolor .

Prezado torcedor tricolor,

"O segredo do sucesso é saber enxergar as estrelas em dias nublados". Tenho seguido esse ensinamento fielmente e posso garantir que ele e verdadeiro. Peço sua permissão e paciência para relatar alguns acontecimentos ao longo de minha carreira como treinador.

Em 1985 assumi o Mesquita da baixada Fluminense no Rio de Janeiro e disputaria a segunda divisão do Campeonato Carioca. O presidente só queria não cair e me recusei a dirigir o time com esse objetivo. Fiz ele enxergar que era possível brigar pela primeira divisão. Subimos e no ano seguinte fomos o sexto colocado na primeira divisão carioca.

Em 1989 assumi o Al Rayan do Qatar, que acabara de retornar a primeira divisão e o medo de nova queda era grande. Acabamos o primeiro turno em último lugar e o pânico era geral. A direção teve calma e invictos no segundo turno fomos campeões nacionais.

Em 1997, depois de passar por quatro fases de classificação na Concacaf (Confederação de Futebol da América Central e Caribe), com a Jamaica, estávamos em último lugar com dois pontos ganhos em quatro jogos na última fase de classificação. Nos seis jogos finais ficamos invictos e classificamos pela primeira vez um país de língua inglesa do caribe para a Copa do Mundo. Nunca houve tantas estrelas no céu da Jamaica.

Em 2004, a seleção feminina de futebol do Brasil fez um amistoso contra a seleção feminina dos estados unidos e perdemos por 5 a 1. Poderia ter sido mais de dez, tamanha a diferença. Vi as estrelas e disse para nosso time que subiríamos no pódio
No final das Olimpíadas, as estrelas estavam todas brilhando.

Foi assim também no Coritiba em 2007, Fluminense em 2008, no Atlético Goianiense em 2010 e em tantas outras historias que ficaria longo demais essa mensagem.

Nunca houve derrotas? Claro que sim, mas elas sempre foram resultados da falta de coragem em enfrentar as tempestades, da falta de perseverança em seguir as convicções e da covardia em aceitar as derrotas antes da luta.

O Bahia não foi a final do estadual, foi eliminado da Copa do Brasil de forma trágica, não ganha um estadual há dez anos e não tem um título há nove anos. Nuvens carregadas e pesadas demais.

Precisamos e devemos acreditar que as estrelas estão lá nos esperando. Trabalho, dedicação e comprometimento serão nossas ferramentas para furar essas nuvens.

Não podemos nos deixar levar pelo desânimo dos profissionais do pessimismo. Não devemos aceitar as previsões dos metereologistas das desgraças antecipadas e nem aceitar a derrota sem o combate.

O amor e a dedicação de cada torcedor pelo clube terão que ser o nosso combustível. O céu e as estrelas precisam ser o nosso limite, vamos com força.


Acreditando muito,
René Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras deste Blog